A Hyundai Mobis, uma empresa filial da montadora sul-coreana Hyundai, revelou uma novidade para o público durante a CES 2023, um evento de tecnologia que ocorreu em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro. A novidade é um carro que tem a capacidade de se movimentar lateralmente.


A Hyundai Mobis apresentou o sistema e-Corner, capaz de fazer o carro se mover lateralmente, através de um carro elétrico, o modelo loniq 5. Este sistema já havia sido mostrado pela montadora em 2018, mas essa foi a primeira vez que ele foi exibido instalado em um veículo.


A Hyundai desenvolveu o módulo e-Corner, que conta com um motor elétrico próprio, amortecedor, freio e direção, formando um sistema completo e fácil de instalar. Este sistema permite movimentos surpreendentes na roda, facilitando a manobra de baliza.

O sistema e-Corner nas rodas: como ele funciona e sua aplicação



As rodas equipadas com o sistema e-Corner da Hyundai possuem uma incrível mobilidade lateral, podendo girar até 90 graus. Isso permite uma maior facilidade para entrar e sair de vagas paralelas em estacionamentos.


No modo de saída do veículo, todas as quatro rodas giram até 90 graus, permitindo um movimento lateral semelhante ao movimento do caranguejo. Este modelo também tem a opção de dirigir uma empilhadeira onde apenas as rodas traseiras possuem 90 graus de movimento.


Portanto, a inovação da Hyundai Mobis tem um grande potencial e poderá ser implementada em vários veículos, tornando a vida dos motoristas mais fácil e eficiente no futuro.

Quando o novo sistema da Hyundai estará disponível no mercado?

A Hyundai Mobis se destacou na CES 2023 ao apresentar o novo sistema e-Corner, que foi revolucionário e inovador, é algo inédito para os veículos atuais no mercado.


A Hyundai está atualmente testando uma versão do sistema e-Corner em um Ioniq 5, o mesmo veículo apresentado na CES 2023. A empresa também afirmou que o sistema é compatível com veículos elétricos compactos e médios, assim como SUVs.


Apesar do sucesso da apresentação, a Hyundai ainda não anunciou detalhes ou uma data de lançamento para o sistema de e-corner. Está em desenvolvimento desde 2018, então presumivelmente as montadoras ainda estão avaliando o produto.