A Hyundai está investindo cada vez mais na eletrificação de seus modelos automotivos, e não será diferente com o Creta. A marca sul-coreana já está testando unidades do Creta elétrico, que terá como base o modelo existente, demonstrando o comprometimento da Hyundai em oferecer opções elétricas aos seus clientes. 


Recentemente, uma unidade do SUV compacto foi flagrada parada para recarga na Índia, sinalizando que o lançamento do Creta elétrico pode estar próximo. Com a tendência de eletrificação cada vez mais presente na indústria automobilística, a Hyundai busca estar à frente da concorrência.


Hyundai Creta elétrico: tudo o que você precisa saber


O novo Hyundai Creta elétrico, conhecido pelo codinome SU2i EV, foi flagrado em uma estação de recarga na índia, apresentando poucas mudanças visuais em relação à versão a combustão. 


As imagens revelam apenas diferenças nos para-choques, com cores diferentes em relação à carroceria, algo comum em protótipos, e uma saliência sob o assoalho que deve ser a parte estrutural que suporta as baterias desta versão elétrica do SUV compacto. 


Embora as mudanças visuais discretas, o lançamento do Creta elétrico representa um passo importante para a marca sul-coreana na eletrificação de seu portfólio.


Diferente de outras marcas que têm utilizado suas plataformas dedicadas para elétricos, como a E-GMP, a Hyundai optou por desenvolver o Creta elétrico a partir da base do modelo a combustão, visando manter os custos de produção mais baixos.


Essa estratégia seria adotada por diversas montadoras para fazer a transição para a eletrificação sem comprometer o orçamento, uma vez que a utilização de plataformas já existentes reduz os custos de desenvolvimento.


Motorização elétrica: o que esperar da powertrain do novo Creta


Embora ainda haja poucas informações sobre a motorização do novo Creta elétrico, acredita-se que ele possa utilizar um dos propulsores do Kona, que tem uma versão 100% elétrica. O modelo poderia contar com o motor de 136 cv e 40,2 kgfm de torque, presente na versão mais básica do Kona com bateria 39,2 kWh.


De acordo com o ciclo WLTP, a autonomia do veículo ficaria em torno de 305 km, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h seria realizada em 9,9 segundos e a velocidade máxima seria de 155 km/h. Com essas características, o Creta elétrico se tornaria uma opção interessante para aqueles que buscam um veículo com desempenho e autonomia adequados para uso urbano.


Estreia mundial do SUV compacto elétrico


A estreia mundial do novo Hyundai Creta elétrico será na Índia, onde o modelo é um dos principais carros da marca sul-coreana no país. De acordo com informações divulgadas anteriormente pelo site indiano da Autocar, a previsão é que a versão final do veículo seja apresentada no final de 2024, com lançamento previsto para o início de 2025. Com isso, a Hyundai mostra seu compromisso com a eletrificação no mercado indiano, que vem se destacando como um dos principais mercados automotivos do mundo.