A Hyundai está se preparando para lançar o Hyundai Tucson 2023 no mercado nacional. Entretanto, a felicidade acaba por aqui. Trazer a nova geração do Tucson, lançada no exterior em 2020, para o Brasil? Longe disso, a marca chinesa optou por ajustar e fazer um facelift na geração vendida no país desde 2017.

Para falar do futuro do Tucson, precisamos falar do passado e presente. O SUV de médio porte é montado em Anápolis desde 2016 e nunca passou por mudanças ou atualizações. Após a Caoa assumir as operações da Chery no Brasil e investir pesado nos SUVs da marca Chinesa, o Hyundai Tucson, mesmo com o equilíbrio perfeito de estilo e substância, foi esquecido e se perdeu no mercado.

Hyundai Tucson ainda não está disponível para venda no mercado brasileiro. Enquanto isso, o modelo redesenhado e visa aposentar o ix35. Ambos modelos da marca, Hyundai ix35 e Tucson, tiveram sua produção interrompida por causa das exigências mais rigorosas de limite de emissões da fase L7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que é comum nos EUA há vários anos e que entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2022.

Se você é fã deste belíssimo exemplar e tinha esperança de que o modelo voltaria a ser produzido já na nova geração, espero que não tenha sonhado alto demais, porque a queda vai ser grande. Confira abaixo!

A expectativa era de que esse novo modelo pudesse dar as caras no mercado brasileiro agora em 2022, já como Tucson 2023, porém este modelo totalmente novo não virá tão cedo ao Brasil.

Após ajustes e facelift, Tucson tem futuro no Brasil. A pouca camuflagem do Tucson flagrado em solo nacional esconde a reestilização que a geração produzida no Brasil recebeu no exterior, que no entanto já foi descontinuada com a chegada do New Tucson por lá.

A aparência será a mesma dos Estados Unidos, com alterações tímidas no design frontal. Novos faróis de LED, uma nova grade mais proeminente e mudanças nos para-choques e rodas.

Na traseira as alterações serão pequenas, o para-choques terá um novo design, além de novas luzes refletoras ao nível da placa. O design já familiar dos faróis será conservado, mas terão uma nova disposição.

No habitáculo do utilitário esportivo médio estarão presentes o painel de instrumentos digital com tela TFT, central multimídia de 10,2 polegadas sensível ao toque agora no estilo flutuante sob o painel, juntamente com novos recursos.

A Hyundai também redesenhou as entradas de ar superiores e do painel. As saídas de ar do modelo anterior estavam localizadas ao lado da tela multimídia e agora foram movidas para uma posição mais baixa no centro do painel.

O acabamento também é mais sutil. Boa parte do painel agora é revestida com materiais de toque suave. O novo Tucson 2023 também terá novas opções de combinações de acabamentos internos, como preto, cinza ou creme.

Sob o capô do Hyundai Tucson oferecido no Brasil encontramos o motor 1.6 litro Gamma TGDI com potência de 177 cv e 27 kgfm de torque. Espera-se que este motor 1.6 turboalimentado seja capaz de obter mais potência com a opção de também funcionar com etanol em vez de apenas gasolina.