Nas redes sociais, proprietários e até mesmo motoristas de outros veículos têm se manifestado sobre o posicionamento das luzes de seta do novo Hyundai HB20 2023. O modelo surpreendeu ao instalar as luzes de seta no para-choque dianteiro, e no caso do hatch, até os piscas traseiros também foram posicionados no para-choque, enquanto no Sedan eles estão integrados às lanternas. 


Muitos se perguntam se isso é um erro de projeto, mas na verdade, esse posicionamento inovador foi feito com o objetivo de melhorar a estética e a aerodinâmica do veículo. A Hyundai, com sua tradição de inovação, buscou diferenciar-se e oferecer aos seus clientes um design moderno e diferenciado.


Erro ou solução de design? Entenda o novo posicionamento da luz de seta do Hyundai HB20 2023


A Hyundai apresentou uma nova versão do seu popular modelo HB20, que buscou inspiração no best-seller Tucson. A frente do HB20 2023 agora conta com faróis mais afilados e um design mais convencional, integrado à nova grade frontal, que agora é mais estreita e distinta da entrada de ar inferior. A versão mais básica apresenta faróis halógenos e uma grade de plástico simples. 


A traseira do HB20 2023 foi totalmente redesenhada em comparação com o modelo lançado em 2019 que foi bastante criticado pelas peças em formato de bumerangues invertidos. As lanternas, que agora parecem ser de LED e mais estreitas, são interligadas ao longo da tampa do porta-malas, pelo que pudemos ver a parte central não será apenas de enfeite, será também um recurso iluminado.




Além disso, a luz de ré agora parece ir além dos refletores, e com luzes seta posicionadas no para-choque do veículo. A parte inferior do para-choque traseiro é feita de plástico preto, dando uma aparência mais larga ao carro. 


Os colegas da Vrum entraram em contato com a Hyundai Brasil para mais explicações do posicionamento das luzes e a montadora emitiu a seguinte nota:


“As luzes indicadoras de direção, tanto dianteiras como traseiras, do novo Hyundai HB20 se devem a uma solução de design adotada pela montadora, e o posicionamento das setas atende à legislação nacional vigente. Todas as versões foram devidamente homologadas pelos órgãos competentes e estão em total conformidade para a comercialização no país.”

Hyundai Brasil



Os critérios que determinam o posicionamento das lanternas durante a fase de projeto de um veículo passam pela liberdade criativa do designer na hora de alinhar os elementos às linhas do automóvel até a legislação nacional vigente 970/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina algumas condições para as lanternas: prevê, por exemplo, quais as luzes elas devem conter, além das cores de todos os sinais luminosos. Porém, praticamente não faz exigências quanto ao posicionamento desses indicadores.


Existem critérios que determinam o posicionamento de elementos automotivos, a liberdade criativa do designer na hora de alinhar as lanternas às linhas do veículo é importante, mas também é preciso garantir que as lanternas estejam em conformidade com as regulamentações legais. 


A legislação nacional vigente 970/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), citada pela montadora coreana, define quais luzes as lanternas devem conter e as cores dos sinais luminosos, mas não faz muitas exigências quanto ao posicionamento dessas lanternas. 


Essa liberdade criativa é provada quando analisamos o posicionamento de lanternas de seta em outros veículos disponíveis no mercado brasileiro, como por exemplo a Fiat Toro que traz luzes de ré também no para-choque.


A motorização do HB20 2023 muda? 


Debaixo do capô do veículo, a mecânica deve permanecer inalterada, com as opções de motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm para as versões mais acessíveis, disponíveis com câmbio manual de 5 marchas. Para as versões mais caras, estará disponível o motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, que poderá ser acoplado a um câmbio manual ou automático de 6 velocidades.


É possível que ambos os motores sejam atualizados para otimizar o consumo de combustível. Ainda não há informações concretas sobre as alterações, mas a tendência é de que as especificações devem ser mantidas.