A submarca da Hyundai responsável por veículos elétricos lançou em 2021 o SUV Ioniq 5, um crossover elétrico como nenhum outro. Avançando um ano você verá que a Hyundai está prestes a fazer o mesmo, mas desta vez com um sofisticado sedan elétrico.


O Ioniq 6 chega ao mercado com a promessa de ser uma das opções mais eficientes e atuar entre as melhores autonomias do segmento. Desde o design sofisticado até a experiência moderna e futurista no habitáculo, não tem nada nesse carro que não seja extraordinário.

A versão de topo de linha pode ser monomotor com tração traseira ou bimotor com tração integral. Na segunda opção, a potência combinada produz 325 cv e 61,7 kgfm de torque, permitindo a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

O novo sedã elétrico é perfeito para quem vive intensamente. O Ioniq 6 supera facilmente os 481 km do Ioniq 5, mesmo que compartilhem as mesmas baterias. A Hyundai estima que o carro terá um alcance maior do que os 610 km do Ciclo WLTP, na versão com baterias de 77,4 kWh.

O Hyundai apresenta uma diversidade tecnológica para tornar a condução e a experiência mais prática e prazerosa, incluindo sistemas avançados de assistência ao motorista que permitem que o veículo permaneça na pista de forma autônoma, reconheça os limites de velocidade, sinais de trânsito e evite colisões.


Interior futurista  

Ioniq 6 impressiona tanto pelo design exterior quanto pelo interior. A cabine é projetada com iluminação adaptativa e painel digital integrando duas telas de 12 polegadas, uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos.

A tela multimídia mostra informações em tempo real, ajusta a rota do GPS com base na energia da bateria e usa seus serviços conectados para encontrar a melhor rota, incluindo uma estação de carregamento ao longo do percurso.

O sedã possui um recurso Vehicle to Charge (V2L) que funciona como um gerador e permite usar o carregamento da bateria para alimentar outros dispositivos elétricos. Há também uma segunda entrada para pequenos dispositivos eletrônicos.

Para o motorista e o carona, o conforto também é garantido. A Hyundai disponibiliza como opcional o Relaxation Comfort Seats, um pacote que oferece conforto premium, com assentos 30% mais finos e para garantir mais espaço para os ocupantes e reclinação no ângulo ideal com ajuste individual.

O modelo tem 4.855 metros de comprimento, 1.880 metros de largura e 1.495 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,95 m, o que garante um espaço interno bastante generoso, principalmente para os passageiros da segunda fila de bancos.


Tecnologia e conectividade

O sistema multimídia suporta várias conexões Bluetooth, para que você possa conectar dois dispositivos ao mesmo tempo. O Ioniq 6 ainda conta com sistema de som premium Bose de oito alto-falantes e o Bluelink Multimedia com a função infotainment/map, com atualizações na nuvem.

O sedã elétrico será o primeiro carro da marca a oferecer atualizações de sistema via nuvem não apenas para multimídia, mas também para funções do veículo. Isso dá ao proprietário novas especificações para as baterias, sistema de condução autônoma e outros equipamentos do veículo, além do conteúdo multimídia.

Equipado com um sistema EV Performance Tune-up que torna possível personalizar a experiência de direção do Ioniq 6. Com ele você pode ajustar o peso do volante, a potência do motor, a sensibilidade do pedal do acelerador e outras especificações.

O modelo incluirá assistentes de direção como parte do pacote de segurança Hyundai SmartSense, com recursos e tecnologias avançadas projetadas para ajudar em viagens longas.

O sistema funciona em conjunto com Smart Cruise Control (SCC) e o Lane Follow Assist (LFA) para ajudá-lo a manter uma distância segura do veículo da frente, permanecer centrado em sua faixa e até garantir que seu veículo esteja dentro do limite de velocidade usando a sua localização GPS e dados de rodovia disponíveis.

E essa próxima novidade veio para agradar aqueles que não gostam de estacionar! O sistema Remort Smart Parking Assist 2 permite estacionar o carro ou até mesmo sair da vaga quando você não está no veículo.




Motorização e performance


O Hyundai Ioniq 2024 estará disponível com duas opções de motores de acionamento e baterias para atender às necessidades de cada cliente. 

A bateria de longo alcance de 77,4 kWh pode ser combinada com dois layouts de motor elétrico, tração traseira (RWD) ou tração nas quatro rodas (AWD). 

A configuração de motor duplo topo de linha é uma opção AWD que produz uma potência combinada de 325 cv e torque máximo de 61,7 kgfm. Podendo ir de 0 km/h a 100 km/h em 5,1 segundos. A Hyundai afirma que a versão com motor único, acompanhado de baterias de 53 kWh, tração traseira e rodas de 18 polegadas.


Ampla potência e energia de sobra

A arquitetura E-GMP do IONIQ 6 pode suportar infraestruturas de carregamento de 400 V e 800 V, com carregamento de 800 V como padrão.

Ele pode acomodar carregamento de 400 V sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais. Com um carregador de 350 kW, o Ioniq 6 pode carregar de 10% a 80% em apenas 18 minutos.

O modelo também possui uma função de carregamento para outro carro e acessórios para alimentar dispositivos elétricos.

  

Quando chega ao Brasil

O Ioniq 6 ainda não tem data de estreia no mercado nacional, mas podemos esperar por sua chegada em 2024.