O projeto para criar um mini SUV começou em 2016-2017, mas só agora a proposta está em pleno andamento. O projeto foi aprovado anos atrás, mas a pandemia atrasou as coisas.

O lançamento global está previsto para o final de 2023. O modelo é um SUV básico da marca coreana Hyundai que se torna muito relevante no cenário atual onde carros como o Citröen C3 se mantém no sucesso em países emergentes.

O portfólio de SUVs da Hyundai será expandido em breve com novas opções especialmente para mercados emergentes. Já em andamento e com o codinome Ai3 internamente, o projeto deve criar um minicrossover de nível de entrada inédito para servir de base para o local (o próximo modelo sob Curetes). O lançamento está previsto para o próximo ano, com a Índia definida como o primeiro mercado a receber a notícia.

Com o inédito mini SUV chegando às lojas, ele enfrentará rivais como Tata Punch, Renault Kigar e Nissan Magnite, além de várias versões do Citroen C3 (produto estratégico da Stelantis no mercado indiano). Oferecido de acordo com a receita de competição de motores de baixa cilindrada e sempre com tração dianteira. O motor 1.0 turbo da marca é um dos motores mais populares.

Plataforma

Com o codinome Ai3 CUV (Compact Utility Vehicle), o SUV de nível básico da Hyundai usará a mesma plataforma do Grand i10 Nios e do sedã compacto Aura. Espera-se que seja maior em comparação com o hatchback Casper, que é oferecido em mercados internacionais selecionados.

O comprimento do Casper é 3595mm, o comprimento do Venue é 3995mm. Com 3.827 mm de comprimento, o Hyundai Ai3 CUV está dimensionalmente próximo de seu principal rival, o Punch. Como o Punch, o SUV básico da Hyundai possui painéis de carroceria grossos e robustos.

Destinado a criar uma forte presença na estrada a um preço adequado para variantes de gama média a alta de hatchbacks de nível básico. A Hyundai pode reconstruir o mix de variantes i10 Nios e Venue com low e high end, respectivamente. Isso ajudará a acomodar o próximo Ai3 CUV.

Especificações do SUV de nível básico da Hyundai

O Ai3 CUV usará um motor a gasolina de 1,2 litro com i10 Nios e Aura. Produz uma potência máxima de 83 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 114 Nm a 4.000 rpm. As opções de transmissão incluem um manual de 5 velocidades e um AMT automático inteligente. O

i10 Nios conta ainda com um motor 1.0 turbo a gasolina, com 100 cavalos de potência e 172 Nm de binário, combinado com uma caixa manual de 5 velocidades. Não tenho certeza se isso será incluído como uma opção para Ai3 CUV.

Será interessante ver como o Hyundai Ai3 CUV se comporta neste segmento crescente. Em apenas 2 anos, o segmento de SUVs de luxo registrou uma média de vendas de cerca de 20.000 unidades por mês.

Além da Punch, outros colaboradores incluem Citroën C3, Magnite e Kiger. Os modelos de SUV de nível básico representam atualmente cerca de 10% do total de vendas de UV. A expectativa é que esse número aumente nos próximos anos.