Já não é novidade para o mundo automotivo que segurança sempre vem em primeiro lugar na Hyundai.


Inicialmente, a marca inovou ao criar o primeiro airbag para teto solar panorâmico. Depois, mais recentemente, foi pioneira no sistema de airbag multi-colisão do mundo, criado para atuar em casos de choques múltiplos.


Agora, a novidade é mais um pioneirismo da Hyundai em matéria de segurança: airbag central ou, como tem chamado a marca, airbag lateral-central.


Airbag central da Hyundai


O airbag central foi apresentado na segunda quinzena de setembro, em Seul, na Coreia do Sul, e com uma expectativa anunciada de reduzir em até 80% os ferimentos de cabeça causados, em acidentes, por choques entre os passageiros.


Instalado no banco do motorista, o dispositivo cria uma importante área de segurança entre os passageiros dos bancos dianteiros dos carros da Hyundai.


De acordo com a marca, o item é importante na proteção do motorista mesmo que o banco carona esteja vazio, sem ninguém. 


Isso porque a proteção conferida pelo airbag central é contra qualquer colisão lateral vinda do lado direito, e não só contra choque entre pessoas.


Números levantados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis indicam que a taxa de danos secundários causados por esses tipos de colisões ou por choque com materiais internos é de cerca de 45%.

Airbag central da Hyundai: detalhes


Um dos fatores que chamaram a atenção no airbag central apresentado pela Hyundai foi o peso e o tamanho do dispositivo – em média, 500g mais leve que os airbags laterais tradicionais.


Isso garantirá, às equipes de design da Hyundai, mais flexibilidade para projetar, em formato e desenho, os novos bancos dos carros.

A intenção da marca é equipar com o airbag central já os próximos lançamentos da marca na Ásia e na Europa. Não houve estimativa de chegada do dispositivo para o Brasil.


Não há dúvidas: com mais esta novidade, a Hyundai se firma entre as marcas mais comprometidas com a segurança de seus usuários.


Quer comprovar isso de perto? Agende aqui uma ida à Saga Hyundai, faça um test drive em nossos modelos e veja como segurança está em primeiro lugar para a Hyundai.