O motor Kappa 1.0 Turbo da Hyundai é o primeiro motor turbo flex do mundo em uma versão 1.0. Isso significa economia de um carro simples e performance de um modelo 1.5, ou seja, o melhor dos dois mundos em um só carro!
Quer saber se vale a pena investir em um veículo equipado com um motor que seja 1.0 turbo? Separamos para você todos os detalhes sobre este propulsor, para que não restem dúvidas.

Motor Kappa 1.0 Turbo

Motor Kappa 1.0 Turbo
O motor Kappa 1.0 Turbo da Hyundai pode chegar a 105 cv de potência e 15 kgfm de torque. O propulsor equipa hatches da marca e até mesmo versões sedã, para que o proprietário consiga andar mais com o carro e gastar menos combustível.
Esta é uma das principais vantagens de comprar um veículo com um motor 1.0 turbo. Contudo, não é o único benefício.
Além de possuir 105 cv comparados aos 80 cv do motor aspirado, o torque é muito superior, pois são 15 kgfm comparados a apenas 10,2 kgfm. Parecem poucos os números, mas na hora de dirigir, fazem toda a diferença.
A potência é o quanto o carro consegue atingir altas velocidades em detrimento do tempo de aceleração. O torque, por sua vez, é a força que faz o carro começar a andar ou enfrentar subidas íngremes.
Com um motor 1.0 turbo, você conseguirá atingir altas velocidades muito mais rápido e não terá problemas ao enfrentar uma grande subida, por exemplo.
Agora que você já sabe, na prática, como o motor 1.0 turbo é superior a um propulsor aspirado, está na hora de trazermos números que comprovam a eficiência e o baixo consumo do motor da Hyundai.

Detalhes de consumo e eficiência do motor Kappa 1.0 Turbo

Hyundai nas pistas
O motor 1.0 turbo vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. O número é excelente para um propulsor que equipa carros populares, como os hatches vendidos pela Hyundai.
A comparação com um motor 1.0 na hora da aceleração mostra uma diferença considerável: o propulsor aspirado leva 14,5 segundos para sair da inércia e ir até 100 km/h a partir da aceleração.
A retomada, por sua vez, chega a ser quase o dobro e é o que mais importa na hora de dirigir. O motor turbo foi de 60 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos, enquanto o aspirado precisou de 14,5 segundos para recuperar a mesma velocidade na pista.
O motor turbo possui essa vantagem porque, além de o torque ser mais alto, é entregue mais cedo. Desta forma, o carro fica muito menos tempo “sem força” até que a marcha mais forte entre em ação.
Por fim, toda essa mágica acontece de forma econômica. Com etanol, um HB20 Comfort Plus 1.0 chega a em média 9,2 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. O mesmo modelo com o motor turbo faz respectivamente 10,3 km/l e 12,7 km/l.
Se considerarmos o dia a dia com o veículo, todos estes números fazem grande diferença na hora de dirigir e também no bolso!