Na corrida da eletrificação a montadora Hyundai tenta se posicionar na frente com modelos EVs de baixo custo. Em julho, a marca revelou a intenção de lançar um carro elétrico na faixa dos 20 mil euros, mais barato do que o [Kwid E-Tech](https://www.sagarenault.com.br/blog/renault-kwid-e-tech---o-carro-eletrico-mais-barato-do-brasil.). Será que teremos uma luta de pequenos gigantes?


Tudo indica que o próximo veículo elétrico será lançado especificamente para o mercado europeu para substituir o Hyundai i10, um hatchback pequeno de quatro portas que a marca vende na Europa, Índia e América Latina.


Elétrico será sucessor direto do i10?


A marca coreana está se dedicando à criação de dois pequenos carros elétricos que virão para substituir o atual i30, o hatch urbano de quatro portas que faz parte do portfólio da marca na Europa, Índia e América Latina. A mudança está prevista para acontecer em 2024.


Além do sucessor do i10, a Hyundai ainda está desenvolvendo um outro veículo com características da categoria SUV/crossover.


A arquitetura elétrica dedicada da Hyundai, apelidada de E-GMP, é escalável, mas é improvável que caiba na criação de um veículo do tamanho do i10, portanto, resta saber qual plataforma ela compartilhará com outros modelos hatch. 


Pegando embalo, se assim for, a empresa poderia desenvolver uma plataforma elétrica totalmente nova para veículos de baixo custo e competiria com outros fabricantes europeus que desenvolvem modelos semelhantes.


Elétrico mais barato que o Kwid?


A Hyundai pretende vender o modelo elétrico por um valor inicial de 20.000 euros. A exata faixa de preço ocupada por seus concorrentes futuros, como o Renault Kwid E-Tech, comercializado no Velho Continente como Dacia Spring.


Kwid esse que não sai por menos de 146.990 aqui no Brasil.


Planos futuros


Junto com os planos para carros elétricos menores e mais baratos, a marca sul-coreana quer lançar um ataque elétrico em grande escala na Europa. O objetivo da marca é introduzir 11 novos veículos elétricos até 2030. Você pode esperar veículos elétricos em várias faixas de preço.