Você já imaginou viver um mundo onde a responsabilidade ambiental é um conceito esquecido? O que hoje temos como normalidade, uma noite onde estrelas cintilam em um céu escuro e límpido, seria apenas a lembrança de uma era passada. 


É terrivelmente assustador nos imaginarmos em um cenário como esse. O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante conferência realizada em Estocolmo, em 1972, teve como propósito despertar a conscientização dos governos e da sociedade em relação aos desafios ambientais, os riscos da exploração, o descuido com os recursos finitos e a saúde da Mãe Terra.


Esforços foram feitos para redefinir a perspectiva e abordagem em relação às questões ambientais em escala global, e setores específicos foram submetidos a regulamentações rigorosas para controlar a emissão de poluentes. E onde a indústria automotiva se encaixa nesse cenário? 


Hoje, discutiremos a conquista da Hyundai como a primeira montadora a receber a certificação de lixo zero no Brasil e como esse grande passo é revolucionário em uma longa caminhada em prol do salvamento do nosso planeta.

A Hyundai tornou-se a primeira montadora a receber a certificação de lixo zero no Brasil.


A Hyundai fez história no Brasil ao se tornar a pioneira entre as montadoras de veículos a receber a certificação de zero lixo, concedida pela renomada Zero Waste International Alliance. Desde sua chegada em 2010, representada pelo Instituto Zero Lixo, que tem como missão certificar empresas comprometidas com a produção responsável e a preservação do meio ambiente. 


Essa conquista é um testemunho do compromisso da Hyundai em liderar a transformação rumo a um futuro automotivo mais sustentável e ecoconsciente no país.


A certificação de Lixo Zero é concedida exclusivamente a empresas que alcancem o requisito mínimo de 90% de resíduos adequadamente direcionados para eliminação, evitando o uso de aterros sanitários. A Hyundai, como fabricante de veículos, obteve uma taxa de 93% nesse aspecto, garantindo, assim, a obtenção da referida certificação.


Em junho, a Hyundai foi agraciada com o Selo Verde do renomado Instituto Chico Mendes, uma organização não governamental dedicada à preservação dos recursos naturais por meio de programas sustentáveis. Essa distinção certifica a Hyundai como uma empresa que utiliza de forma responsável os recursos naturais e mantém um baixo índice de poluição, consolidando seu compromisso com a conservação ambiental.


Certificação Lixo Zero da Hyundai: você sabe o que significa?

No Brasil, o Instituto Zero Lixo é responsável por avaliar e certificar a adequada gestão de resíduos sólidos de acordo com uma metodologia globalmente padronizada. Essa certificação é concedida exclusivamente a empresas ou eventos que atinjam a meta mínima de 90% de resíduos destinados corretamente. 


Essa certificação é um reconhecimento inequívoco de que a empresa ou evento é realmente comprometida com a destinação adequada de resíduos, e a Hyundai foi uma das empresas que obteve essa certificação.


A certificação concedida à montadora possui uma vigência de um ano e requer a realização de uma auditoria para ser obtida. Além de considerar a porcentagem de resíduos corretamente descartados, o certificado inclui um "índice de boas práticas" que varia de A a D. Essa escala avalia as práticas exemplares e os pontos obtidos pelo estabelecimento ou evento durante a auditoria.