Os veículos do tipo SUV estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros, ganhando preferência no mercado automotivo. Além disso, esses carros estão se tornando mais acessíveis financeiramente. Um recente levantamento realizado pela Kelley Blue Book (KBB) revelou uma queda significativa de até 17% nos preços dessa categoria em 2023. Com essa tendência em alta, os entusiastas dos utilitários terão uma nova opção a ser lançada ainda este ano: o modelo Exter. Surpreendentemente, esse veículo possui menos de 4 metros de comprimento, o que o torna menor até mesmo do que o HB20 nacional.


A Hyundai aposta em um novo SUV para conquistar o mercado


O próximo lançamento da Hyundai, um SUV compacto chamado Exter, foi revelado em um teaser, com previsão de chegada ao mercado asiático no segundo semestre deste ano. Com dimensões ainda menores do que o Venue, que atualmente detém o título de menor SUV do mundo, o Exter se assemelha em tamanho ao Fiat Pulse e exibe proporções semelhantes ao extinto HB20X. Os executivos da montadora enfatizaram que a versão aventureira do hatch não era mais viável, levando-os a desenvolver um novo SUV como uma solução lógica. 


O design do Exter possui elementos robustos que podem agradar aqueles que preferem um estilo mais imponente, e as lanternas de LED, assim como os faróis, apresentam o distintivo formato de H, característico da marca. Prevê-se que o veículo seja lançado para os motoristas nos próximos meses nos mercados internacionais.


A Hyundai oferecerá aos clientes cinco opções de escolha para o novo modelo, com um preço estimado de cerca de 600 mil rúpias indianas, equivalente a R$ 36 mil, sem considerar impostos ou taxas. O veículo estará equipado com um motor a gasolina de 1.2 litros, capaz de gerar 83 cv de potência, juntamente com um câmbio manual de cinco marchas.


Uma das versões disponíveis contará com um motor que funcionará com gás natural veicular (GNV), uma alternativa mais amigável ao meio ambiente. Essa variante também virá equipada com um câmbio manual de cinco marchas, assim como as demais opções.


Até o momento, não foram divulgadas imagens que revelem detalhes do interior do modelo.


Conheça os detalhes do novo SUV popular da Hyundai


A Hyundai optou por manter em sigilo a maior parte dos detalhes do Exter, levando a imprensa asiática a especular que o SUV seja baseado na plataforma K1, utilizada em outros modelos da marca comercializados no exterior, como Aura, Casper e i10.


Em termos de design, o SUV apresenta uma combinação de linhas futuristas com elementos que transmitem robustez. Na parte frontal, destaca-se um conjunto óptico dividido em dois blocos, semelhante ao do Creta, porém com luzes diurnas em LED no formato característico de H, distintivo da marca.


O Exter apresenta laterais com vincos pronunciados, sendo as largas colunas C e as caixas de rodas proeminentes elementos de destaque, conferindo uma aparência muscular ao veículo. A parte traseira possui um design mais convencional, com pequenas lanternas conectadas por uma barra escura que atravessa horizontalmente a tampa do porta-malas.


A Hyundai já confirmou as opções de motorização para o Exter. O SUV estará disponível com o motor 1.2 aspirado de quatro cilindros a gasolina, que entrega 82 cv de potência e 12 kgfm de torque, e também com o motor 1.2 aspirado movido a gasolina e GNV (gás natural veicular), gerando 68 cv e 10 kgfm de torque. Ambas as opções serão oferecidas com câmbio manual de cinco marchas. No entanto, apenas a versão mais potente terá a opção de transmissão automática, também de cinco marchas, como um recurso adicional.