Uma recomendação importante a todos os motoristas é ter cuidados com a lataria do carro, que deve estar sempre lavada e bem cuidada.

Afinal, manter a lataria limpa prorroga bastante a vida útil do veículo, bem como a durabilidade da pintura, pois lavar o carro é um processo de remoção de contaminantes, tais como maresia, areia, restos de insetos e sujeira em geral.

Portanto, se você é daqueles que julgam as lavagens comerciais caras e prefere fazer a própria limpeza do veículo, é fundamental saber quais são as melhores formas de se lavar o veículo sozinho.

Por isso, listamos algumas dicas abaixo, que começam pela importância de se estabelecer uma rotina: por exemplo, uma lavagem por semana – ou, no máximo, uma a cada quinze dias. Vamos às outras.

Use produtos adequados

Atenção, o uso de produtos inadequados na limpeza do seu carro pode ter efeito ainda nefasto que o de deixar o veículo por longo tempo sem lavar.

Portanto, não economize: use produtos específicos para cada parte do carro – é um investimento que vale a pena.

Detergentes de louças ou sabão em pó danificam a pintura do veículo e causam manchas. Opte, então, por shampoo próprio ou sabão neutro.

Muito cuidado também com as luvas de lavagem e as toalhas para secagem do carro: prefira as de lã natural ou microfibra, para não arranhar a superfície do carro.

Lave por partes

A regra fundamental da lavagem de um veículo é esta: lave-o de cima para baixo, sempre!

Ou seja, primeiro o teto, depois os vidros, em seguida o capô, porta-malas, laterais e, por fim, as rodas.

Quanto às rodas, há quem as considere a parte prioritária na lavagem, já que acumulam mais sujeira que a carroceria e, portanto, ao começar por elas, evita-se que os resíduos respinguem no restante do veículo quando ele já estiver limpo.

Quando terminar a lavagem de todas as partes do carro, remova a espuma do shampoo, utilizando o esguicho com menor pressão e deixando a água escorrer vagarosamente sobre o veículo.

Secagem

Nesta etapa, é imprescindível estar munido de toalha de um dos seguintes materiais: algodão, silicone ou microfibra.

Depois, há duas maneiras de se secar o carro: primeiro, arrastando a toalha lentamente aberta sobre a superfície do veículo ou comprimindo-a sobre uma área para absorver a água.

Limpe o interior

Não deixe o interior do carro de lado! 

Equipado de um aspirador portátil, dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas, onde certamente há muita sujeira e poeira localizadas.

Já os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com escova e sabão.

E aí, gostou das dicas da Saga HMB para que você dê ao seu Hyundai a lavagem mais correta e eficiente? Confira em nosso blog diversas outras dicas sobre carros.