Os SUVs estão dominando o mercado automotivo brasileiro atualmente, sendo a categoria de veículos mais vendida. Por esse motivo, as fabricantes do país estão se empenhando para desenvolver carros com características únicas que atraiam os consumidores brasileiros. Parece que a Hyundai acertou em cheio com seu modelo, conquistando a preferência do público.

Atributos que fazem do Hyundai Creta ainda uma ótima opção em 2023

No universo dos SUVs, um modelo se destaca como o favorito absoluto dos brasileiros: o Hyundai Creta. Apesar de competir com nomes de peso, como o Volkswagen T-Cross e o Jeep Compass, o Creta conquistou um lugar privilegiado no coração dos consumidores do país. 


Embora as estatísticas de vendas em geral (que incluem varejo e vendas diretas) possam favorecer outros modelos, é nas vendas diretas que o Creta se sobressai em relação à concorrência. Essas vendas diretas ocorrem quando o veículo é negociado diretamente com o consumidor final, por meio de acordos diretos com as concessionárias. 


Nesse cenário, as preferências dos consumidores são ainda mais evidentes, pois eles têm total autonomia para escolher o veículo que melhor atenda às suas necessidades e desejos, sem qualquer interferência intermediária. Portanto, é nas vendas diretas que podemos realmente perceber a força e o apelo do Hyundai Creta entre os brasileiros, consolidando sua posição como o SUV preferido no mercado nacional.

O desempenho do Hyundai Creta

O Hyundai Creta apresenta diferentes desempenhos em seus primeiros modelos, como era de se esperar. O motor 1.6 16V da família Gamma gera 130cv (com etanol)/123cv (com gasolina) e oferece um desempenho satisfatório para o SUV. Esse motor se destaca em rotações médias e funciona bem com a opção de câmbio manual ou automático de seis marchas.


Por outro lado, o motor 2.0 16V da família Nu é mais adequado ao porte do Creta, que pesa cerca de 1.400kg. Com seus 166cv (com etanol)/156cv (com gasolina) e associado à transmissão automática de seis velocidades, proporciona arrancadas mais ágeis e condizentes com as características do SUV.


Quando se trata de retomadas, o motor 2.0 do Hyundai Creta só ganha força acima das 4.500rpm e há um pequeno atraso na troca de marchas entre a quarta e a quinta marcha. Na segunda geração do veículo, esse motor passou por recalibrações, resultando em um aumento de 1cv e peças de menor atrito. Isso contribuiu para um rodar mais suave, mas em termos de desempenho, houve poucas mudanças significativas.


No entanto, as maiores mudanças foram nas versões de entrada do Hyundai Creta, que agora são equipadas com o motor 1.0 12V turbo do novo HB20. O motor Kappa de 120cv, utilizando qualquer um dos dois combustíveis, oferece uma resposta mais ágil em baixas rotações, embora ainda possa faltar um pouco de potência nas arrancadas após o semáforo.


Apesar disso, o SUV Hyundai Creta obteve uma redução de peso, chegando a 1.270kg nesta segunda geração. Isso não significa que o Creta turbinado seja fraco, mas também não espere um desempenho tão impressionante como o do VW T-Cross, por exemplo.


Hyundai Creta: líder na modalidade de vendas diretas

Quando se trata de vendas diretas para o consumidor final, o Hyundai Creta não tem concorrência. De acordo com os dados, o SUV da Hyundai alcançou impressionantes 27.697 vendas no varejo entre janeiro e junho deste ano, superando todos os concorrentes em sua categoria. A diferença em relação ao líder de vendas, o Chevrolet Onix, é mínima, com apenas 285 unidades a menos. 


Essa performance excepcional coloca o Hyundai Creta à frente de veículos altamente populares, como a Fiat Strada, o Volkswagen Polo e outros SUVs, incluindo o Chevrolet Tracker. Além disso, o Creta possui uma vantagem substancial de 8.903 vendas em relação ao seu principal rival no segmento. 


Esses números evidenciam o sucesso e a preferência dos consumidores pelo Hyundai Creta quando se trata de adquirir um SUV de qualidade e desempenho excepcionais.


Você está procurando por um carro novo que esbanje elegância, além de qualidade? Então clique no link e descubra o que a Saga Hyundai pode fazer por você hoje.