Vem novidade muito em breve aí. Afinal, a Hyundai Motor Brasil acelerou o passo para lançar a linha 2023 da família HB20 no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. 

A fabricante está prestes a iniciar oficialmente as operações de uma recém-anunciada fábrica de motores em Piracicaba, no estado de São Paulo. De acordo com informações lá de dentro, a montagem pré-série dos blocos em CKD, inclusive, já teria começado.

Lá, a marca coreana deve fabricar os dois propulsores flex de 1 litro e três cilindros (aspirado ou turbo) que já compõem e seguirão presentes na gama da família de compactos. 

As atividades no complexo já começaram e a inauguração está prevista para ocorrer no segundo trimestre. Assim como ocorreu com o 2.0 do novo Creta, os motores 1.0 do novo HB20 serão atualizados e realocados para a chamada família Smartstream.

De acordo com a revista Quatro Rodas, a usina MPi (injeção eletrônica multiponto) naturalmente aspirada 12V receberá a especificação G3LD dos atuais Hyundai Casper e Kia Picanto vendidos em outros países: 76 cv de potência e 9,7 kgfm de torque com gasolina, aumento de 1 cv e 0,3 kgfm, respectivamente.

Também estão previstos ganhos nos números com etanol. Além disso, a usina ficará mais elástica, com pico de torque entregue a 3.750 rpm em vez de 4.500 rpm e potência máxima a 6.200 rpm no lugar de 6.000 rpm. 

Novo mapa de injeção com dois injetores por cilindro, alternador inteligente e revisão de componentes como pistões e parede de cilindros, a fim de reduzir atrito e vibrações, também estão nos planos.

Já o propulsor 1.0 TGDi (G3LE), turboflex com injeção direta, seguirá com 120 cv e 17,5 kgfm, independentemente do combustível, visto que já foi adequado ao Proconve L7.

No entanto, também deve ter seu nome rebatizado oficialmente para 1.0 Smartstream TGDi no lugar de 1.0 Kappa TGDi.

A seleção de caixas de câmbio seguirá inalterada: manual de cinco marchas para a opção 1.0 aspirada; manual ou automática para a 1.0 turbinada, sempre com seis marchas. O modelo continuará sendo oferecido na carroceria hatchback (HB20) e sedan (HB20S).

Gostou de saber desta incrível novidade que vem aí do Hyundai HB 20? Maravilha! Agora que você já conheceu um pouquinho sobre o HB 20, que tal conhecer muito mais – e bem mais de perto? Vá à Saga HMB mais próxima de você e faça, hoje mesmo, um test drive no modelo. Você vai se apaixonar!