O modelo redesenhado do Kauai elétrico chegou às concessionárias no início deste ano na Europa. O SUV subcompacto 100% elétrico é atualmente produzido na República Tcheca e, pelo menos na versão topo de linha de 204 cavalos de potência e bateria de 64 kWh e autonomia de 484 km, a bateria é fornecida pela SK Innovation.
Apesar de já ter sido lançado na Europa, teve até agora uma rota comercial turbulenta. Em 2020, a marca coreana teve que deter 75 mil carros e tirar do mercado os SUVs. Entretanto, haverá uma nova geração para 2023 e não parece advir da submarca exclusiva de elétricos da Hyundai, a Ioniq.
Já falamos da submarca Ioniq aqui no blog Saga HMB, confira clicando aqui.
Na nova linha, assim que a produção se estabilizar, a marca espera poder produzir 80 mil unidades por ano de seu crossover subcompacto. De acordo com um site da Coreia do Sul, a segunda geração do Kauai já foi concluída. Pode aparecer em 2023 e continuará, até agora, incluindo uma versão exclusiva com bateria na oferta.
A informação disponibilizada pela Aju Economy não foi confirmada pela marca, mas também não é desmentida, pois este calendário corresponde mesmo à linha de produtos da outra marca Kia do grupo, incluindo o recém-revelado Niro.
A mídia também disse que a Hyundai transferirá a produção de sua terceira fábrica no primeiro semestre de 2022 de Kauai para um complexo de produção em Ulsan, Coréia do Sul. Ao contrário de Kauai, impulsiona o E-GMP, uma plataforma específica para veículos elétricos.